Coisa Ruim
de Tiago Guedes e Frederico Serra
Adriano Luz
Manuela Couto
Afonso Pimentel
Sara Carinhas
Revi novamente o filme de "estreia" de Tiago Guedes e Frederico Serra e que vos posso dizer deste filme? Quando o vi pela primeira vez estava convencido que iria ver um fime de terror: Saí desiludido. Tentei-me abstrair do género, não o classificando, observando unicamente em termos de objecto cinematográfico e a análise é francamente positiva.
Erradamente apelidado como o primeiro filme de terror português - efeitos de marketing que só prejudicam, este filme anda pelos ambientes certos. Talvez um drama familiar, onde crenças religiosas se misturam com maldições passadas, num argumento muito bem construido por Rodrigo Guedes de Carvalho, e cuja dupla de Realizadores Tiago Guedes souberam transpor para o grande ecrã. Assim à primeira vista, temos um filme que vai buscar as influências a "The Shinning" e a "The Others", a narrativa vai evoluindo lentamente até levar onde é pretendido.
Quem embarcar em Coisa Ruim, poderá achar que não está a ver uma obra-prima, mas consegue algo muito louvável que é citar as suas influências, sem que em momento algum faça-o de forma difamatória, em vez disso transforma a ruralidade portuguesa - algo que goste-se ou não é uma identidade nossa - em objecto do sobrenatural e numa discussão constante entre o lógico e o fantástico, fé e ciencia. Um dos melhores filmes portugueses da década passada.
Têm aqui o filme completo, caso queiram ver ou rever!
Sem comentários:
Enviar um comentário