sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Adore (2013)




de Anne Fontaine
Naomi Watts
Robin Wright
Xavier Samuel
James Frecheville

Adore de Anne Fontaine é um belo melodrama um autentico tour de force por parte do duo de protagonistas Naomi Watts e Robin Wright, elas trazem credibilidade a uma história que facilmente seria caricaturável, mas a experiência de ambas actrizes e a realização segura de Anne Fontaine evitam que o filme caia em soluções dramáticas comuns e acabe por ser incrivelmente fiel à matéria-prima que deu origem ao filme. 

A gestão narrativa de Anne Fontaine é segura e não perde muito tempo em colocar o quarteto de protagonistas em clima de romance. Uma opção acertada que permite ao espectador envolver-se na história. As personagens encontram- naquele cenário paradisíaco, isolados, a dar a ideia que o tempo é imutável para estas personagens, deitados sobre o sol, num espaço e uma história que só a eles pertence, perfeitamente em sintonia.

O filme perde um pouco o foco quando incide sobre a personagem de Tom (James Frecheville). A personagem que se exclui da relação, casando com uma colega da sua idade, coloca o filme em velocidade cruzeiro, evoluindo a outra personagem masculina Ian (Xavier Samuel)  por um caminho semelhante. Um percurso que se torna a partir desse momento inevitável e a narrativa se torna de certa forma previsível. 

Anne Fontaine filma a relação como uma alegoria ao receio de envelhecer, de regressar a um lado comum onde todos fomos mais felizes. Naomi Watts e Robin Wright estão deslumbrantes nos papeis de Lil e Roz. Facilmente percebemos a sedução da ideia, a concretização dessa sedução, o porquê do eventual desencanto para mais tarde se constatar que o retorno à mesma seria apenas o unico desfecho possivel.




Sem comentários:

Enviar um comentário